A infraestrutura de uma cidade é um setor primordial que tem tudo a ver com o cotidiano das pessoas, como a mobilidade urbana e o saneamento básico, entre outras políticas que impactam inclusive o setor produtivo e no fortalecimento da economia local, entre outras melhorias.
![]() |
foto - SMC |
“Nosso objetivo é tirar Porto Velho do atraso e projetá-la para o futuro. Temos pressa em implantar as melhorias necessárias em todos os setores para que as pessoas possam viver melhor”, destacou o prefeito Léo Moraes.
OBRAS
Para se ter uma ideia do volume de trabalho, a Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (Semob) realizou a limpeza de 12 quilômetros de canais e abertura de valas para facilitar o escoamento das águas pluviais, reduzir os alagamentos e os transtornos à população.
A prefeitura também deu início às ações noturnas da Operação Tapa-Buracos. O reforço nas equipes de trabalho em turnos alternados é uma medida da nova gestão, que busca melhorar as condições das ruas e garantir mais segurança no trânsito para motoristas e pedestres.
“Estamos cumprindo o planejamento estratégico da gestão, conforme determinado pelo prefeito Léo Moraes. Nosso objetivo é entregar muito mais. A população merece”, comentou o titular da Semob, Geraldo Sena.
Depois de mais de um ano parada por conta de um erro técnico no projeto original, a obra da rua Capão da Canoa, na zona Leste de Porto Velho, foi finalmente retomada. A notícia trouxe alívio para os moradores do bairro Três Marias, que há muito aguardavam melhorias na infraestrutura local.
As ruas Pirituba e Canindé, que iniciam no bairro Airton Senna e terminam no bairro Marcos Freire, também receberam uma série de intervenções importantes, incluindo limpeza, encascalhamento, preparação do solo, base, sub-base e pavimentação. O trabalho ainda contemplará a instalação de meio-fio e sarjeta, garantindo maior durabilidade e eficiência na drenagem das vias.
As ruas do Parque Amazônia, região que fica na zona Leste de Porto Velho, onde atualmente moram aproximadamente 3 mil famílias também estão recebendo a pavimentação. Essa obra já contava com recursos de mais de R$ 8 milhões provenientes do Governo Federal, porém estava travada por conta que imbróglios judiciais, sendo necessária uma intervenção da Prefeitura de Porto Velho que, em apenas 35 dias de gestão, conseguiu destravar o processo e dar início à contratação do serviço por empresa especializada. Além do asfalto, o serviço contempla a realização do trabalho de drenagem, construção de sarjetas e instalação de sinalização de trânsito, transformando a realidade dos moradores do Parque Amazônia. Estão incluídas na Ordem de Serviço as ruas: Eça de Queiroz, Tucupi, Palheteiro, Bakuri, Guajuvira, Freijó, Jacarandá, Seringueira e Monguba.
SEMUSB
O grande destaque da Secretaria Municipal de Saneamento e Serviços Básicos (Semusb) foram as ações da Operação Cidade Limpa, que vem sendo realizada desde o primeiro dia da gestão Léo Moraes e já mudou radicalmente o visual da cidade. Como resultado de todo esforço, mais de 50 mil toneladas de lixo e entulhos foram recolhidas.
“Estamos com equipes espalhadas por diversos setores da capital e até nos distritos. Nossa cidade e as localidades mais distantes merecem ser bem cuidados. Esse é o desejo do prefeito Léo Moraes e essa é a nossa missão”, destacou o secretário Giovanni Marini, titular da Semusb.
As ações da Semusb incluem limpeza, roço, varrição manual e mecanizada, rastelagem, raspagem da terra acumulada na margem das vias, recolhimento de materiais inservíveis, desobstrução do sistema de drenagem, limpeza de cemitérios, praças, quadras esportivas e mercados públicos, entre outras ações que, além de mudarem a estética da cidade, reduzem os riscos de doenças à população.
O secretário ressaltou que a limpeza de igarapés, bocas de lobo e da rede de drenagem é fundamental para garantir a eficiência de todo o sistema, evitar alagações, transtornos e doenças. Ele também destacou a importância do retorno do “Tatuzão”, que é um caminhão com equipamentos especiais para desbloquear o sistema de drenagem.
ECOBUEIROS
Entre as inovações, a Semusb já instalou mais de 30 ecobueiros nas bocas de lobos que estão sendo desobstruídas, de onde são retiradas toneladas de barro e lixo. Trata-se de grades de proteção como se fossem gaiolas, as quais evitam que a sujeira arrastada pelas águas da chuva obstrua novamente a drenagem.
“É uma solução inteligente, rápida e que vai trazer um grande resultado para toda a sociedade porto-velhense”, destacou o prefeito na ocasião
NÚMEROS
- Capina e varrição manual - 2.333 quilômetros lineares de ruas contempladas;
- Roçagem em praças, parques, viadutos, rotatórias e canteiros - 329 metros quadrados;
- Varrição Mecanizada - 105 metros lineares de sarjeta;
- Limpeza de Igarapés - 7.815 metros lineares;
- Limpeza de Boca de Lobo - 312 unidades;
- Desobstrução de Manilhas - 175 unidades.
A Semusb ainda realizou a limpeza de caixas de gordura, mapeou e notificou 214 terrenos com acúmulo de lixo, limpeza em espaços de Feiras Livres, notificação de 350 terrenos baldios somente nos bairros Lagoa e Lagoinha, totalizando 85 mil metros quadrados.
“Seguimos trabalhando, atentos, empenhados e identificando lacunas deixadas pelo tempo e o descaso com o erário municipal”, completou Giovanni Marini.
EMDUR
Responsável por todo sistema de iluminação pública da capital rondoniense e dos distritos, além da manutenção de espaços públicos, como é o caso do Parque da Cidade, o trabalho da Empresa de Desenvolvimento Urbano (Emdur) contribui de forma efetiva para com a segurança e o lazer dos munícipes.
Trabalhando com efetividade e celeridade, em poucos dias a Emdur restabeleceu a iluminação na avenida Santos Dumont (após 60 dias na escuridão); no Residencial Vila Verde; na BR-364, entre avenida Campos Sales e o Campus da Universidade Federal de Rondônia (Unir), nas passarelas da mesma rodovia e na ponte sobre o rio Madeira, localizada na BR-319, sentido Humaitá, no Amazonas.
“Também reabrimos o Parque da Cidade com várias melhorias, incluindo acesso gratuito à internet, duas quadras de areia (vôlei e beach tênis), mais áreas com grama natural, espaço para pets, limpeza do lago e passeios de caiaque, proporcionando mais lazer e conforto aos frequentadores do local”, informou o presidente da Emdur, Bruno Holanda.
OUTRAS AÇÕES DA EMDUR
- Modernização para iluminação LED na comunidade São Sebastião;
- Reativação e modernização de LED no Residencial Sevilha (BR-364);
- Restabelecimento da iluminação do Ecoparque Pirarucu;
- Revitalização, ornamentação e ampliação do sistema de iluminação pública na praça do Residencial Morar Melhor;
- Manutenção completa na infraestrutura do local e revitalização da iluminação do Parque da Cidade;
- Revitalização da iluminação pública no Poliesportivo Embratel.
“Por determinação do prefeito Léo Moraes, as praças Bagdá, Francisco Holanda e Vitor Emanuel passaram por uma revitalização completa, inclusive com melhorias na infraestrutura e segurança. Estamos proporcionando aos moradores dos bairros Panair, São João Bosco e Cidade Nova, espaços adequados para o lazer, convivência e prática de atividades ao ar livre para adultos e crianças”, finalizou.
FONTE - SMC.
Nenhum comentário
Postar um comentário
- Seu comentário é sempre bem-vindo!
- Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!
- Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário!
- Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o redacaor1rondonia@gmail.com