Institucionais
Institucionais/block-2
A Polícia Rodoviária Federal apreendeu 181,24 kg de substância análoga à skunk na manhã desta sexta-feira (26), durante fiscalização no km 1...
A Polícia Rodoviária Federal apreendeu 181,24 kg de substância análoga à skunk na manhã desta sexta-feira (26), durante fiscalização no km 1 da BR-364, em Vilhena. Três pessoas foram presas em flagrante.
A droga estava escondida dentro de quatro tonéis plásticos transportados em um caminhão. A abordagem ocorreu após análise de risco feita pelos policiais, que fiscalizaram um veículo de passeio e um caminhão.
Durante a entrevista, os agentes identificaram contradições nas informações repassadas pelos ocupantes. Com o aprofundamento da fiscalização, os tabletes de material ilícito foram encontrados no compartimento de carga.
Segundo a PRF, o motorista assumiu a responsabilidade pela droga e apontou o envolvimento de outras duas pessoas que estavam no automóvel abordado.
Acréscimo de R$ 1,885 a cada 100 quilowatts-hora será mantido...

A bandeira tarifária permanecerá amarela em julho, informou hoje (26) a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Com isso, será mantido o acréscimo de R$ 1,885 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos nas contas de luz, no próximo mês, para todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN).
Segundo a Aneel, a decisão foi tomada devido ao período seco no Brasil, o que leva a uma geração hidrelétrica menor e ao acionamento de usinas termelétricas, com custo mais elevado.
“A manutenção da bandeira amarela, ativa desde abril, reflete condições menos favoráveis de geração no País, típicas do período seco, quando há redução nos níveis dos reservatórios das hidrelétricas e necessidade de acionamento de usinas termelétricas, que possuem custo mais elevado", explicou a agência.
Criado em 2015 pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias reflete os custos variáveis da geração de energia elétrica. Divididas em cores, as bandeiras indicam quanto está custando para o Sistema Interligado Nacional (SIN) gerar a energia usada nas residências, em estabelecimentos comerciais e nas indústrias.
A cada mês, as condições de operação do sistema de geração de energia elétrica são reavaliadas pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que define a melhor estratégia de geração de energia para atendimento da demanda e traça uma previsão de custos a serem cobertos pelas bandeiras.
Portanto, as cores são definidas a partir da previsão de variação do custo da energia em cada mês. Quando a conta de luz é calculada pela bandeira verde, não há nenhum acréscimo. Quando são aplicadas as bandeiras vermelha ou amarela, a conta sofre acréscimo a cada 100 kWh consumidos.
Os valores cobrados são os seguintes: na bandeira amarela, a tarifa sofre acréscimo de R$ 1,88 por 100 kWh; na bandeira vermelha, no Patamar 1, a tarifa aumenta R$ 4,46 / 100 kWh.
Já na bandeira vermelha, no Patamar 2, as condições de geração são ainda mais caras e a tarifa sofre acréscimo de R$ 7,87 para cada 100 quilowatt-hora kWh consumido.
FONTE - AGÊNCIA BRASIL.
Confira a programação que acontece neste sábado (27)...
A programação inicia às 19h, no Palco Boto, com as apresentações dos bois-bumbás Tira Teima e Az de Ouro. Na sequência, o público poderá prestigiar as performances das quadrilhas juninas Nova Junina do Orgulho, Os Matutos do Socialista, Flor da Primavera e Rádio Farol, que prometem emocionar com coreografias, figurinos e enredos que exaltam a identidade cultural amazônica. Encerrando a noite, o DJ Leyilson anima os visitantes.
No Palco Cordel, a festa também será marcada por muita música regional. O cantor Fran Diniz abre a programação, seguido pelo DJ Lacaia, Madson Lamarão e, para fechar a noite, o grupo Forró Madeira.
Mais do que entretenimento, o Arraiá do Bera representa um importante incentivo à cultura popular, reunindo artistas, brincantes, músicos, grupos folclóricos e famílias em um ambiente de valorização das tradições que fazem parte da história de Porto Velho, além de movimentar a economia com oportunidades para empreendedores, artesãos e comerciantes.

O prefeito Léo Moraes destacou que investir na cultura é fortalecer a identidade da população e promover espaços de convivência para toda a comunidade.
“Estamos muito felizes em ver as famílias ocupando esse espaço, prestigiando nossos artistas e valorizando a cultura que faz parte da nossa história. O Arraiá do Bera é um evento pensado em proporcionar lazer com segurança para toda a população.”
A Prefeitura de Porto Velho convida toda a população para participar da programação deste sábado, prestigiar as apresentações e viver o clima das festas juninas em um ambiente preparado para receber pessoas de todas as idades.
Programação dia 27/06:
Palco Boto
19:00 – Boi Tira Teima
DJ
19:45 – Boi Az de Ouro
DJ
21:00 – Quadrilha Nova Junina do Orgulho
DJ
22:05 – Quadrilha Os Matutos do Socialista
DJ
23:10 – Quadrilha Flor da Primavera
DJ
00:15 – Quadrilha Rádio Farol
01:20 – DJ LEYILSON
Palco Cordel
19:00 – FRAN DINIZ
21:00 – DJ Lacaia
21:15 – MADSON LAMARÃO
23:15 – Dj Lacaia
23:30 – FORRÓ MADEIRA
Texto: Letícia Regis
Edição: Secom
Foto: Anderson Flôres
Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)
Argentina, Portugal, Colômbia e Inglaterra entram em campo no encerramento da fase de grupos da Copa do Mundo de 2026...
A Copa do Mundo de 2026 fecha a fase de grupos neste sábado (27) com seis partidas decisivas pelos grupos J, K e L. A rodada define os últimos classificados para o mata-mata e pode alterar posições importantes no chaveamento da próxima fase.
O destaque do dia fica para o confronto entre Colômbia e Portugal, que vale a liderança do Grupo K. Argentina e Inglaterra também entram em campo para confirmar favoritismo, enquanto Croácia, Gana, RD Congo, Uzbequistão, Argélia e Áustria ainda jogam de olho na classificação.
CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO DA COPA DO MUNDO
Inglaterra tenta confirmar liderança do Grupo L
Às 18h, Panamá e Inglaterra se enfrentam pela última rodada do Grupo L. A seleção inglesa chega como favorita e tenta confirmar a liderança da chave depois de vencer a Croácia na estreia e empatar com Gana na sequência.
No mesmo horário, Croácia e Gana fazem confronto direto que pode definir vaga no mata-mata. Os croatas venceram o Panamá na rodada anterior e tentam aproveitar o embalo, enquanto os ganeses buscam manter a boa campanha para seguir vivos no Mundial.
Colômbia e Portugal fazem duelo pela ponta
Às 20h30, Colômbia e Portugal disputam um dos jogos mais importantes do dia. As duas seleções chegam fortes na briga pela liderança do Grupo K, com os colombianos embalados por vitórias sobre Uzbequistão e RD Congo, e os portugueses confiantes após goleada sobre os uzbeques.
Também às 20h30, RD Congo e Uzbequistão se enfrentam em jogo decisivo para manter chances de classificação. A seleção africana ainda tenta transformar a boa atuação contra Portugal em vaga no mata-mata, enquanto o Uzbequistão precisa de um resultado positivo para seguir sonhando.
Argentina fecha fase de grupos contra Jordânia
Às 23h, a Argentina encara a Jordânia pelo Grupo J. A atual campeã mundial chega embalada por vitórias sobre Argélia e Áustria e tenta fechar a primeira fase com 100% de aproveitamento.
No mesmo horário, Argélia e Áustria fazem confronto direto por posição na tabela. As duas seleções ainda brigam por classificação e entram em campo pressionadas pelo peso da última rodada.
Jogos da Copa do Mundo hoje; veja horários
Operação Mállku cumpre mandados de prisão e busca em São Paulo e Mato Grosso para combater logística do narcotráfico
A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (26), a Operação Mállku para desarticular um grupo criminoso responsável pela logística de transporte de cocaína da Bolívia para o Brasil por meio de aeronaves.
A ação é um desdobramento da apreensão de mais de 500 kg de cocaína ocorrida em fevereiro deste ano, em Marcelândia (MT).
Naquela fase, a PF e o Gefron localizaram uma aeronave em uma área rural, além de uma arma de fogo e um veículo de apoio logístico.
Entenda operação
As diligências revelaram que a droga vinha da Bolívia através de rotas aéreas clandestinas, destinadas ao abastecimento de grupos criminosos no território brasileiro. Os elementos colhidos apontam para uma estrutura organizada focada na internalização dos entorpecentes.
A Justiça Federal expediu sete ordens judiciais para esta fase da operação. Estão sendo cumpridos dois mandados de prisão preventiva e cinco de busca e apreensão.
As equipes atuam nas cidades de Ribeirão Preto (SP), Sinop (MT), Alta Floresta (MT) e Marcelândia (MT).
O foco da Operação Mállku é interromper a cadeia logística que permite a entrada sistemática de drogas no país por via aérea. (CNN)
Equipamento era utilizado para produzir partes de pistolas e fuzis no Rio das Pedras, segundo as investigações da Desarme
Uma impressora 3D utilizada para fabricar partes de armas de fogo foi apreendida pela Polícia Civil nesta sexta-feira (26), durante uma operação em Rio das Pedras, na Zona Sudoeste do Rio. Segundo as investigações, o equipamento era usado por um grupo criminoso envolvido no fornecimento de munições para traficantes e milicianos.
De acordo com os investigadores, a impressora era utilizada para produzir a estrutura das armas em plástico. Depois, as peças recebiam componentes de ferro importados, que permitiam a montagem de pistolas e outros armamentos.
A apreensão ocorreu na casa de Paulo Matos de Oliveira, apontado pela polícia como traficante internacional de armas e munições. No imóvel, os agentes encontraram ainda dois fuzis calibre 5,56, duas granadas e munições. Paulo foi preso na operação junto com a mulher, Letícia Gonçalves Rodrigues. Outras três pessoas foram presas em flagrante.
As investigações indicam que o casal integrava um esquema de aquisição ilegal de munições e carregadores de uso restrito. Para realizar as compras, o grupo utilizava documentos falsificados de CACs (Colecionadores, Atiradores Desportivos e Caçadores), que eram apresentados a uma empresa especializada de Santa Catarina e diretamente a uma fabricante de materiais bélicos.
Segundo a Polícia Civil, em poucos meses os investigados adquiriram mais de 10 mil projéteis de fuzil calibre 5,56 mm e de pistola calibre 9 mm, além de carregadores destinados aos armamentos.
A operação, coordenada pela Desarme (Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos), também busca identificar outros integrantes da associação criminosa e interromper o abastecimento ilegal de armas e munições para grupos criminosos que atuam no estado. (CNN)
Vanessa Zacarias da Silva, de 44 anos, vivia em La Guaira, cerca de 30 km da capital do país
A brasileira Vanessa Zacarias da Silva, de 44 anos, é uma das vítimas do terremoto que atingiu a Venezuela na noite da última quarta-feira (24). No momento da tragédia, ela estava na zona costeira de La Guaira, cerca de 30 km da capital do país.
A informação foi divulgada pelo irmão dela, Thiago Nogueira, em suas redes sociais: "Foi viver a sua vida, como sempre fez, mas infelizmente uma fatalidade ocasionada pelos terremotos na Venezuela, tirou essa pessoa maravilhosa do nosso meio", escreveu.
O Itamaraty confirmou duas mortes de brasileiros e informou que está prestando assistência consular.
"O MRE informa, com grande pesar, o falecimento de uma cidadã e um cidadão brasileiros em consequência dos terremotos que atingiram a Venezuela. O MRE informa estar prestando assistência consular às famílias das vítimas", disse o órgão.
Em decorrência do terremoto, cerca de 164 pessoas morreram e outras 971 ficaram feridas na Venezuela.
"Humana e alegre": homenagens à Vanessa
Vanessa tinha 44 anos e vivia anteriormente em Gama, no Distrito Federal. Segundo seu irmão, ela havia se mudado para a Venezuela em busca de novas oportunidades.
"Minha irmã te amo muito, queria te dizer mais uma vez pessoalmente, mas sei que você se foi sabendo disso. Queria mais um abraço, na verdade queria você de qualquer forma", disse Thiago.
Nas redes sociais, outros familiares e amigos prestaram suas últimas homenagens à ela.
Uma familiar afirmou que ela era uma pessoa "alegre, humana e serena": "Nossa irmã mais humana, mais alegre e mais terrena, foi a primeira a deixar a terra, mas sempre estará viva. Foi só o corpo que partiu do sofrimento", escreveu.
Terremoto na Venezuela
A costa norte da Venezuela foi atingida, na quarta-feira, por dois dos maiores terremotos a afetar o país em mais de um século. Autoridades alertam que o número de vítimas pode aumentar.
Os tremores foram sentidos em todo o país, na vizinha Colômbia e no Brasil. Vídeos geolocalizados pela CNN mostram danos extensos a edifícios e infraestruturas em toda a Venezuela, inclusive na capital, Caracas.
Um terremoto de magnitude 7,2 ocorreu cerca de 160 quilômetros a oeste de Caracas, seguido menos de um minuto depois por um tremor de magnitude 7,5, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).
O USGS, com base em modelos preditivos para estimar o número de vítimas, afirmou que o total de mortos pode chegar à casa dos milhares, com probabilidade significativa de ultrapassar 10 mil.
Segundo a presidente interina, o país concentra esforços nas operações de busca e resgate, incluindo a chegada de equipes internacionais nas próximas horas. Ela também agradeceu a líderes estrangeiros, entre eles o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. (CNN)
Nos dias 29 e 30 de junho, os atendimentos acontecerão na sede do Projeto Reca, localizada na BR-364, Km 1071, no distrito de Nova Califórnia. No dia 29, a triagem será realizada das 8h às 12h, com atendimentos das 13h às 16h. Já no dia 30, os serviços estarão disponíveis das 8h às 16h, beneficiando moradores de Nova Califórnia, Extrema, Vista Alegre do Abunã e Abunã.
Já nos dias 2 e 3 de julho, o mutirão será realizado no Cras de Jaci-Paraná, localizado na Via 1, Casa 3, Parque dos Buritis, das 8h às 16h, atendendo também moradores de Rio Pardo, União Bandeirantes e Nova Mutum.

Durante a ação serão ofertados serviços de emissão e regularização de documentos, Cadastro Único, Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), orientações jurídicas, atendimento previdenciário, carteira de trabalho, vacinação, testes rápidos, serviços do Incra, regularização militar, entre outros atendimentos destinados às famílias da zona rural.
O prefeito Léo Moraes destacou que a iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal em levar os serviços públicos para mais perto da população que vive no campo.
"Nosso compromisso é garantir que os moradores da zona rural tenham acesso aos mesmos serviços e oportunidades oferecidos na área urbana. Esse mutirão representa cuidado, cidadania e respeito às famílias que contribuem diariamente para o desenvolvimento de Porto Velho. Estamos trabalhando para aproximar o poder público das comunidades e oferecer um atendimento cada vez mais digno e eficiente."
O secretário municipal de Agricultura, Douglas Bener, destaca que a iniciativa aproxima os serviços públicos das comunidades rurais. "Nosso objetivo é facilitar o acesso da população aos serviços, evitando longos deslocamentos até a capital e garantindo mais cidadania para quem vive no campo".
A representante do MDA em Rondônia, Rúbia Costa, reforçou a importância da parceria entre os órgãos. "Essa ação fortalece o atendimento às famílias rurais e amplia o acesso às políticas públicas para quem mais precisa".
A organização orienta que os participantes levem documentos pessoais, documentos da propriedade rural, comprovante de residência e, quando possível, comprovante de renda, para agilizar os atendimentos.
Texto: Jean Carla Costa
Foto: Jean Carla Costa
Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)
Dois aviões da FAB decolam ainda neste sábado (27) com médicos, kits de medicamentos e módulos para instalação de hospital de campanha; aeronave enviada na sexta-feira levou equipe para auxiliar nas buscas
O governo brasileiro informou que enviará, na tarde deste sábado (27), um terceiro avião humanitário à Venezuela para ajudar as vítimas dos terremotos. O novo voo irá levar kits de medicamentos e o módulo complementar para a instalação de um hospital de campanha no país.
Mais cedo, por volta das 11h de sábado, um outro voo da FAB (Força Aérea Brasileira) vai decolar da Base Aéra do Galeão, no Rio de Janeiro. Esta aeronave transporta uma unidade avançada de trauma do Hospital de Campanha da Marinha do Brasil, militares para operar o hospital e purificadores de água.
Há ainda um primeiro avião do governo brasileiro enviado para auxiliar as vítimas do terremoto na Venezuela. Os militares pousaram por volta das 23h40 (de Brasília) de sexta-feira (26) na Base Aérea El Libertador, da Força Aérea Venezuelana, em Maracay.
De acordo com o Palácio do Planalto, ao todo, o Brasil enviará cinco kits de calamidade, com total de 111,8 mil medicamentos e insumos à Venezuela.
Com isso, cerca de 1.500 pessoas podem receber atendimento durante um mês. O governo garante que as doações ao país vizinho não comprometem o estoque do SUS (Sistema Único de Saúde).
Outros voos humanitários
O primeiro avião enviado pela FAB (Força Aérea Brasileira) para auxiliar as vítimas do terremoto na Venezuela pousou na noite de ontem na Base Aérea El Libertador, da Força Aérea Venezuelana, em Maracay.
Trata-se da aeronave KC-390 Millennium que transporta médicos, cães farejadores e uma equipe de Busca e Resgate Urbano, formada por profissionais da Sedec/MIDR (Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil), militares dos Corpos de Bombeiros dos estados brasileiros, além de especialistas da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).
Além das equipes, o voo de ajuda humanitária leva equipamentos e mantimentos para reforçar as ações de assistência às vítimas do terremoto, ocorrido na última quarta-feira (24), que deixou ao menos 920 pessoas mortas e mais de 1.400 feridas.
A missão foi autorizada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e é conduzida pelo Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus, fazendo parte da mobilização coordenada pela ABC (Agência Brasileira de Cooperação), vinculada ao Ministério das Relações Exteriores.
Terremoto na Venezuela
A costa norte da Venezuela foi atingida, na quarta-feira (24), por dois dos maiores terremotos a afetar o país em mais de um século. Autoridades alertam que o número de vítimas pode aumentar.
Os tremores foram sentidos em todo o país, na vizinha Colômbia e no Brasil. Vídeos geolocalizados pela CNN Brasil mostram danos extensos a edifícios e infraestruturas em toda a Venezuela, inclusive na capital, Caracas.
Um terremoto de magnitude 7,2 na escala Richter ocorreu cerca de 160 quilômetros a oeste de Caracas, seguido menos de um minuto depois por um tremor de magnitude 7,5, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos. (CNN)

A Argentina de Lionel Messi terá pela frente um adversário que fala português nos 16 avos de final da Copa do Mundo. Não é o Brasil de Neymar e Vinícius Júnior, nem Portugal de Cristiano Ronaldo. Será o Cabo Verde de Vozinha.
Sensação maior do Mundial deste ano, a estreante seleção lusófona assegurou, na noite de sexta-feira (26), uma histórica classificação à fase seguinte da competição.
A vaga veio com o empate sem gols com a Arábia Saudita em Houston (Estados Unidos). Houve, ainda, uma "ajudinha" da Espanha, que superou o Uruguai por 1 a 0 no Estádio Akron, em Guadalajara (México).
Os Tubarões Azuis - como é conhecida a equipe caboverdiana - se classificaram sem segundo lugar no Grupo H, com três pontos.
A vice-liderança colocou Cabo Verde no caminho dos argentinos. O duelo será na sexta-feira que vem (3), às 19h (horário de Brasília), em Miami (Estados Unidos).
A ponta da chave ficou com os espanhóis, com sete pontos. Um dia antes, às 16h, eles enfrentam quem ficar em segundo no Grupo J, o dos hermanos, em Los Angeles (Estados Unidos). A briga está entre Áustria e Argélia.
O Uruguai, por sua vez, volta para casa. A seleção celeste é a primeira equipe sul-americana a se despedir da Copa.
Com apenas dois pontos, a equipe não conseguiu ficar entre as oito melhores terceiras colocadas, que também avançam aos 16 avos de final. Os sauditas, com os mesmos dois pontos dos uruguaios, também deram adeus.
A bola começou a rolar ao mesmo tempo nos dois jogos, às 21h. O cenário inicial. Espanha na liderança, com cinco pontos; Uruguai e Cabo Verde com três pontos, com os sul-americanos à frente, em segundo, pelo número de gols (três a dois); Arábia Saudita em último, com dois pontos. A seleção lusófona ocupava, naquele momento, um posto na próxima fase como um dos melhores terceiros.
A mudança crucial na classificação veio aos 41 minutos do primeiro tempo, em Guadalajara. Apesar de controlar a posse, a Espanha não vinha conseguindo entrar na área uruguaia e até dava espaços para contra-ataques.
Até que o lateral Marcos Llorente cruzou rasteiro pela direita e o meia Alex Baena dominou, conseguiu o giro sobre o lateral Guillermo Varela, mas o chute saiu fraco. Mesmo assim, o goleiro Fernando Muslera falhou e deixou a bola entrar.
O gol mantinha os espanhóis na ponta do Grupo H, agora com sete pontos, mas mexia na segunda colocação, que passava a ser de Cabo Verde, com três pontos.
Os uruguaios, com os mesmos dois pontos da Arábia, ficando à frente pelo saldo de gols, estavam ficando fora do grupo dos melhores terceiros e dando adeus ao Mundial.
As duas partidas recomeçaram às 22h09. No México, o Uruguai se lançava desorganizado à frente em busca do empate.
Em Houston, o jogo entre Cabo Verde e Arábia Saudita estava truncado, com muitos erros de passes e alguma superioridade dos Tubarões Azuis, que esbarravam na ansiedade.
Na melhor chance, aos 29 minutos, o atacante Nuno da Costa disparou em contra-ataque e deixou o volante Laros Duarte na frente do gol, mas o goleiro Mohammed Al-Owais fez milagre e salvou.
A partida em Houston terminou primeiro, com o empate sem gols. Os jogadores de Cabo Verde, então, reuniram-se em torno de um celular para acompanhar os instantes finais de Espanha e Uruguai.
Os sul-americanos, desesperados, perderam o atacante Agustín Canobbio, expulso, pouco antes do apito final em Guadalajara, que deu início à festa caboverdiana. A história foi escrita na Copa do Mundo.
FONTE - AGENCIA BRASIL.

Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 evidenciaram o desempenho de escolas da Rede Estadual de Ensino de Rondônia, que conquistaram posições de destaque entre as instituições públicas. o Colégio Tiradentes da Polícia Militar I (CTPM I), de Porto Velho, obteve a melhor colocação entre as escolas estaduais.
O levantamento aponta escolas localizadas em diferentes municípios rondonienses entre as mais bem classificadas do estado, refletindo os investimentos realizados pelo governo de Rondônia na qualidade da educação e na consolidação da aprendizagem dos estudantes. Além do CTPM I, figuram entre as dez melhores escolas estaduais: a Escola Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral (EEEMTI) Heitor Villa-Lobos, de Ariquemes; a EEEMTI Juscelino Kubitschek de Oliveira, de Alta Floresta d’Oeste; a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Felipe Camarão, de São Felipe d’Oeste; a EEEMTI Jovem Gonçalves Vilela e a EEEMTI Professor Alejandro Yague Mayor, ambas de Ji-Paraná; o CTPM XII, de Ouro Preto do Oeste; a EEEFM Barão do Solimões, de Porto Velho; a EEEMTI Cândido Portinari, de Rolim de Moura; e o Colégio Militar Dom Pedro II (CMDP II) Unidade I, de Porto Velho, que conquistou a 10ª colocação estadual e o 3º lugar entre as escolas estaduais da Capital.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o desempenho alcançado pelas escolas estaduais no Enem é resultado de um trabalho de consolidação da aprendizagem, valorização dos profissionais da educação e investimentos na estrutura e nas políticas educacionais. Esses resultados mostram que Rondônia segue avançando e garantindo mais oportunidades para os estudantes.
O titular da Seduc, Massud Badra, ressaltou que a conquista é fruto do esforço coletivo desenvolvido nas unidades de ensino. “Cada resultado alcançado representa o empenho dos estudantes, professores, gestores e de toda a comunidade escolar. O desempenho das escolas evidencia a efetividade das ações pedagógicas implementadas pela rede estadual e reforça o compromisso de continuar investindo em estratégias que contribuam para a melhoria da aprendizagem”.
A superintendente regional de educação de Porto Velho, Irany Oliveira, destacou que o desempenho das escolas da Capital no Enem 2025 é resultado do trabalho integrado desenvolvido pela rede estadual. “Os resultados alcançados refletem o compromisso das equipes escolares com a aprendizagem, o empenho dos estudantes e o acompanhamento pedagógico realizado ao longo de todo o ano letivo. Ver escolas estaduais de Porto Velho entre as melhores colocadas reforça a importância das ações educacionais desenvolvidas e demonstra que estamos no caminho certo para garantir uma educação cada vez mais eficiente e transformadora”, ressaltou.
Além da liderança estadual conquistada pelo CTPM I, Porto Velho também se destacou com a presença de outras unidades entre as melhores colocadas da rede estadual. O Barão do Solimões alcançou a 2ª colocação entre as escolas estaduais da Capital e a 8ª posição no ranking estadual, enquanto o CMDP II Unidade I conquistou o 3º lugar na Capital e a 10ª colocação em Rondônia. A Escola Estadual de Ensino Médio Major Guapindaia também obteve resultado expressivo, alcançando a 4ª colocação entre as escolas estaduais de Porto Velho e a 13ª posição no ranking estadual.
FONTE - SECOM RO.
Somos um jornal digital independente e colaborativo, comprometido em informar e conectar. Com o espírito pioneiro que nos define desde nossa fundação em 17 de junho de 2016, buscamos inovar e explorar novas formas de entregar conteúdo de qualidade.
Contamos com a interação de nossos leitores para aprimorar constantemente o que oferecemos, criando juntos um espaço de informação confiável e dinâmico.