Com o objetivo de promover a saúde mental e emocional dos servidores públicos da Superintendência Estadual de Gestão de Pessoas (Segep), foi firmado no último dia 4 de abril, um pacto entre o órgão e o Movimento dos Depressivos Conhecidos (MDC) – O AMOR CURANDO A ALMA! A iniciativa do governo de Rondônia visa combater o estigma associado às doenças mentais, oferecer apoio psicológico qualificado e criar um ambiente de trabalho mais acolhedor, empático e solidário para aqueles que enfrentam desafios emocionais, como a depressão.
Foto - Secom RO |
O pacto foi assinado pelo superintendente da Segep, Silvio Luiz Rodrigues da Silva, e pelo idealizador do MDC, o Procurador da República, Reginaldo Trindade. Ambos destacaram a importância de unir esforços para enfrentar os desafios impostos pelas doenças emocionais. Silvio frisou que: “o governo de Rondônia, por meio da Segep, está dando um passo importante para quebrar barreiras no que diz respeito à saúde mental. Com este pacto, buscamos uma mudança de cultura no serviço público, onde o acolhimento e a solidariedade sejam primordiais.”
O procurador Reginaldo Trindade, por sua vez, enfatizou que, o movimento ‘O AMOR CURANDO A ALMA!’ tem como missão combater o estigma da depressão e de outros transtornos emocionais, e essa parceria com o governo do estado nos permite dar um grande passo para promover o cuidado e a compreensão sobre a saúde mental, especialmente no ambiente de trabalho. Precisamos fortalecer a rede de apoio e incentivar todos a procurarem ajuda sem vergonha ou medo de julgamento.”
Além das lideranças da Segep e do MDC, todos os servidores públicos do estado de Rondônia são beneficiados por esse compromisso. O objetivo é criar um ambiente de trabalho onde a busca por apoio psicológico seja vista como um ato de coragem, e não como sinal de fraqueza. A parceria visa esclarecer sobre os transtornos emocionais, reduzir o preconceito frequentemente associado a essas doenças, e promover a solidariedade dentro do serviço público.
O pacto prevê diversas ações concretas, entre elas:
Campanhas educativas para conscientizar sobre a gravidade da depressão e outros transtornos emocionais, utilizando vídeos, panfletos e banners.
Capacitação de servidores para que possam identificar sinais de sofrimento emocional em colegas de trabalho e abordá-los de maneira empática e acolhedora.
Realização de eventos educativos, como palestras, workshops e rodas de conversa, presenciais e virtuais, para promover o esclarecimento sobre a saúde mental e combater o preconceito.
Apoio psicológico e terapêutico oferecido por profissionais, com parcerias entre as duas instituições, garantindo que os servidores recebam ajuda de maneira acessível.
Além disso, as redes sociais de ambas as instituições contarão com banners fixos e informações acessíveis sobre o pacto e a possibilidade de procurar ajuda de forma rápida e sem burocracia.
A expectativa é que, com o tempo, este pacto inspire mudanças profundas na cultura organizacional do serviço público em Rondônia. O intuito é que, ao romper com o estigma da saúde mental, os servidores se sintam mais à vontade para buscar apoio quando necessário, garantindo não apenas um ambiente de trabalho mais saudável, mas também uma sociedade mais solidária e consciente das questões relacionadas à saúde emocional.
FONTE - Secom RO.
Nenhum comentário
Postar um comentário
- Seu comentário é sempre bem-vindo!
- Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!
- Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário!
- Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o redacaor1rondonia@gmail.com