Últimas Notícias
Brasil

Assembleia: audiência pública na próxima segunda-feira discute aumento dos combustíveis em Rondônia

Para debater a crescente alta no preço dos combustíveis no estado de Rondônia, o deputado estadual Alan Queiroz (Podemos) solicitou à mesa diretora da Assembleia Legislativa, a realização de uma Audiência Pública. Prevista para próxima segunda-feira (7), a partir das 14h30, no plenário da casa de leis e por meio de videoconferência, a audiência visa debater a alta do combustível, em especial no município de Porto Velho, levando em consideração as diversas denúncias recebidas.

foto - reprodução

Nos últimos dias foram recebidas várias denúncias de consumidores em relação aos preços de combustíveis praticados nos postos de combustível da capital, o que pode ser considerado um possível cartel nos preços. Por sua vez, é necessário ter consciência do livre mercado em relação aos preços dos combustíveis, mas é necessário buscar um diálogo, desmistificar os preços, questões de custos e informações que esclareçam a alta de combustíveis no estado de Rondônia, em especial, no município de Porto Velho.

Os postos de combustíveis em Porto Velho estão praticando o valor médio de R$ 7,29 por litro de gasolina. Ao comparar o aumento percentual do preço dos combustíveis nos últimos doze meses com a inflação na cidade, observa-se um acréscimo de 15,1% no valor da gasolina, enquanto a inflação foi de 4,76%, representando um aumento superior à inflação de 10,34%.

No entanto, o nível das águas do Rio Madeira subiu, mas não compromete a navegação. Além disso, o último reajuste nos preços dos combustíveis pela Petrobras ocorreu em agosto do ano passado. Diante disso, solicita-se aos órgãos de fiscalização e controle do estado de Rondônia que realizem uma verificação in loco para apurar as causas do aumento nos preços da gasolina, do diesel e do etanol.

O deputado Alan Queiroz destaca a importância da realização desta Audiência Pública, sendo essa uma forma de evitar que a população seja explorada por conta da alta dos preços de combustíveis. “É necessário debater sobre a alta no preço do combustível no estado, e além disso, realizar fiscalizações se torna essencial para garantir que os postos de combustíveis estejam operando de maneira justa e legal, protegendo assim o consumidor de práticas que possam prejudicar sua economia”, disse.

O parlamentar também comentou sobre o fato do preço do combustível ter aumentado tanto nos últimos meses. “Nos últimos meses, a população de Porto Velho tem enfrentado um aumento exorbitante nos preços dos combustíveis, o que tem gerado uma série de denúncias e preocupações. A situação é alarmante, principalmente quando observamos que a alta nos preços da gasolina, do diesel e do etanol está acima da inflação, o que é um reflexo de algo que precisa ser investigado com urgência”, finalizou.

Fonte -  da Secom/ALE.



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário

- Seu comentário é sempre bem-vindo!
- Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!
- Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário!

- Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o redacaor1rondonia@gmail.com