A colheita da safra 2025 de soja em Rondônia segue em ritmo acelerado, com quase 80% da área plantada colhida, e deve concluir até meados de abril, consolidando a importância do estado na produção nacional do grão.
Foto - Secom RO |
Mesmo diante dos desafios climáticos provocados pelo fenômeno El Niño, o setor manteve sua expansão. A Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron) registrou um aumento expressivo no número de propriedades rurais dedicadas à soja no estado, com mais de 3.700 mil áreas cultivadas na safra 2023/2024 para mais de 4.600 mil áreas cultivadas na safra 2024/2025.
COLHEITA
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o crescimento reflete o fortalecimento da cadeia produtiva e os investimentos em tecnologia e infraestrutura no campo. “A soja é um dos pilares do agronegócio rondoniense, impulsionando empregos, investimentos e inovação no campo. Nosso compromisso é continuar apoiando os produtores, garantindo condições favoráveis para que Rondônia siga crescendo e contribuindo para a balança comercial do Brasil”, ressaltou.
De acordo com o diretor-executivo da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Rondônia (Aprosoja-RO), Victor Paiva, apesar do período chuvoso em algumas regiões, os produtores de soja do estado devem concluir a colheita antes do fim de abril. “Os dados ainda não estão fechados, são uma estimativa, depende do encerramento das vistorias feitas pela Idaron. Até agora, o aumento foi de 43.637,91 mil hectares e o percentual de aumento de aproximadamente 6,78%, podendo aumentar”, explicou.
MANEJO
Com a cultura em fase final de maturação, o presidente da Idaron, Júlio Cesar Peres, alerta que os produtores devem redobrar os cuidados para evitar perdas causadas por doenças de final de ciclo e insetos sugadores. “O manejo adequado nesta etapa é essencial para garantir a qualidade dos grãos e preservar a produtividade. Além disso, a Idaron reforça que o plantio de soja comercial (grãos) fora do período permitido está proibido, seguindo as diretrizes do Ministério da Agricultura e Pecuária para evitar a disseminação da ferrugem asiática. Estão autorizadas apenas as modalidades de plantio para exposição em eventos, sementes salvas e experimentos científicos perante prévia permissão da Idaron”, destacou.
O desempenho da safra em Rondônia impulsiona a importância estratégica do estado no agronegócio nacional, contribuindo para o Brasil manter sua posição de maior exportador global de soja. Com ganhos em produtividade e ampliação das áreas cultivadas, a cultura segue como um dos grandes motores da economia rondoniense.
fonte - Secom RO.
Nenhum comentário
Postar um comentário
- Seu comentário é sempre bem-vindo!
- Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!
- Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário!
- Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o redacaor1rondonia@gmail.com