O Ministério Público de Rondônia (MPRO), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Ji-Paraná, emitiu recomendações à Secretaria de Saúde do município para garantir a transparência no atendimento das unidades de saúde, na última quinta-feira (27/3). Entre elas está a observância da fila de atendimentos e o cumprimento da carga horária dos servidores.
Foto - MPRO |
Transparência no Atendimento
A recomendação da Promotora de Justiça Josiane Alessandra Mariano Rossi é para que a Secretaria de Saúde de Ji-Paraná siga a ordem de atendimento do sistema SISREG, que organize os atendimentos de acordo com a necessidade e a urgência. O objetivo é evitar que pessoas atendidas fora da ordem correta, especialmente por influência de agentes políticos. Caso isso ocorra, a promotoria deve ser informada para tomar as medidas necessárias.
Cumprimento da Jornada de Trabalho
Outra recomendação feita é específica para que todos os servidores da Secretaria de Saúde cumpram a carga horária exigida. A promotoria alerta que a falta de fiscalização pode levar a punições aos gestores, incluindo perda de carga e multas. A recomendação inclui a implementação de medidas para garantir que os servidores estejam em seus postos durante todo o expediente e que não haja desvio de função.
Medidas Administrativas
O MPRO também orienta que sejam instaurados procedimentos administrativos para investigar possíveis irregularidades no cumprimento da jornada de trabalho e desvio de função. Além disso, as campanhas internacionais devem ser promovidas para conscientizar os servidores sobre a importância de cumprir a carga horária e prestar um serviço público eficiente.
As disposições devem ser apresentadas em até dez dias quanto à recomendação do cumprimento da fila de atendimentos e já quanto à observância da carga horária tem o prazo de até trinta dias para o cumprimento. O não atendimento pode resultar em medidas administrativas e judiciais contra os gestores e servidores envolvidos.
fonte - MPRO.
Nenhum comentário
Postar um comentário
- Seu comentário é sempre bem-vindo!
- Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!
- Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário!
- Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o redacaor1rondonia@gmail.com