O Ministério Público de Rondônia (MPRO) foi reconhecido e homenageado pelo Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) ao inserir, em local de destaque na galeria de fotos “A Primeira Mulher de Rondônia”, a Procuradora-Geral de Justiça pioneira do Estado de Rondônia, Ledy Gonsalves de Araújo Fernandes, nesta sexta-feira (14/3).
foto - divulgação MPRO |
Destacando o resgate histórico das mulheres pioneiras, a Promotora de Justiça, reforçou a importância de honrar a história feminina em Rondônia em diversos setores, inclusive no Ministério Público. “A história nos mostra que a mulher foi impedida de alcançar os mesmos espaços que os homens durante muito tempo. E essas figuras femininas mostram que foi possível fazer a diferença e que o pioneirismo deu lugar para outras tantas mulheres que vieram depois delas e que seguem nessa luta”, diz Flávia Shimizu.
A galeria “A Primeira Mulher de Rondônia” homenageia 21 mulheres que contribuíram com a história do estado, que foram precursoras e pioneiras na política, nas forças de segurança, na comunicação, na educação, nas artes, no Sistema de Justiça, na construção da sociedade e na promoção da igualdade de gênero ao ocuparem espaços dos quais as mulheres são comumente excluídas. Na galeria, há espaços a serem preenchidos com fotos das futuras pioneiras, das mais variadas áreas.
De acordo com os organizadores, o objetivo da exposição fotográfica é homenagear as mulheres, assim como, mostrar o legado delas junto à Justiça e o desenvolvimento do Estado de Rondônia. A galeria ficará permanentemente disponível à visitação, bem como também está prevista exposição itinerante no shopping da cidade.
Ledy Gonsalves de Araújo Fernandes
Ingressou no Ministério Público de Rondônia em 5 de março de 1982. Compôs a primeira formação da Instituição, oriunda do Ministério Público do Território. Foi Procuradora-Geral de Justiça, nomeada por decreto pelo então Governador Jorge Teixeira de Oliveira, exercendo o cargo de 10 de outubro de 1983 a 23 de maio de 1985. Em 1º de novembro de 1987, Ledy se aposentou das atividades ministeriais.
fonte - Ascom MPRO.
Nenhum comentário
Postar um comentário
- Seu comentário é sempre bem-vindo!
- Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!
- Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário!
- Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o redacaor1rondonia@gmail.com