DestaqueNotíciasSaúde

Maternidade realiza 660 vasectomias na Capital

A utilização de contraceptivos e realização de cirurgias de vasectomia e laqueaduras vem aumentando na Maternidade Municipal Mãe Esperança.

Para garantir que a Família não cresça de forma inesperada até novembro de 2019 já foram realizadas 860 implantações de dispositivos intrauterino (DIU), que é um pequeno objeto de plástico em formato de T inserido no útero usado para atuar como contraceptivo. Também foram feitas 413 laqueaduras, cirurgia na qual as trompas são amarradas evitando que o óvulo e os espermatozoides se encontrem. E 660 vasectomias, cirurgia que interrompe a circulação dos espermatozoides.

De acordo com o médico da maternidade Diego Turci orienta que as mulheres e os homens que manifestem o desejo de realizar laqueadura ou vasectomia devem procurar a Unidade de Saúde do bairro ou o Centro de Referência da Saúde da Mulher.

A recomendação para o termo de consentimento de cirurgia é que a mulher tenha dois filhos vivos ou pelo menos 25 anos. O homem tem que ter mais de 25 anos e dois filhos vivos. Tanto o homem como a mulher serão encaminhados para uma avaliação psicológica, onde será assinado um termo consentimento de desejo cirúrgico e realizado alguns exames básicos. Após aguardar o prazo de arrependimento de 90 dias a cirurgia pode ser realizada na maternidade.

“A laqueadura é um procedimento cirúrgico feito com anestesia, a mulher fica internada durante 24 horas, a recuperação demora em torno de 15 dias. A vasectomia já é uma cirurgia ambulatorial com riscos menores. O homem não precisa fica internado e a recuperação é mais rápida”, disse o médico da maternidade.

Existem outros métodos para os pacientes que ainda tem dúvida sobre as cirurgias. O DIU, anticoncepcionais e preservativos. “É importante frisar que nenhum método é 100% seguro, todos os contraceptivos tem um índice de falha, porém são erros muito pequenos quando utilizados a forma correta’’, pontuou o médico.

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios