DestaqueNotícias

Projeto do Hospital Oswaldo Cruz beneficia sistema de saúde

As atividades, desenvolvidas em oficinas, deverão se estender ao longo de um ano e meio.

O projeto “Validação da Análise Situacional de Saúde”, que está sendo aplicado aos gestores, apoiadores e técnicos em saúde em Rondônia, visando garantir o acesso às melhorias da saúde, estreitando as distâncias, principalmente das populações ribeirinhas. Numa iniciativa da Prefeitura de Porto Velho, o projeto está sendo ministrado por meio da  I Oficina de Trabalho, cujas atividades deverão se estender ao longo de um ano e meio.

De acordo com Samara Kielmann, coordenadora de projetos do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, a parceria é importante para traduzir as necessidades de saúde de Rondônia e a partir disso criar estratégias para ampliar o acesso da população à saúde dessa região para fortalecer o SUS. Segundo Denise Rinehart, assessora técnica do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, o projeto pode trazer grande reflexão dos caminhos que podem ser percorridos para qualificar as discussões da regionalização em todo país.

O projeto está estruturado em quatro oficinas e nesse primeiro momento foi feita uma análise da situação e diagnósticos dos municípios e as próximas etapas devem ser realizadas em 2020. No primeiro encontro com as equipes de apoiadores, gestores e técnicos em saúde, foi feito um documento para os próximos encontros, objetivando nortear a situação dos municípios. O projeto subsidia os municípios para o planejamento regional em relação à realidade de cada localidade, cuja atividade contribuirá para fortalecer a organização dos próprios municípios a partir da realidade vivenciada para propor melhorias para os usuários da Atenção à Saúde. Segundo a secretária de Saúde, Eliana Pasini, o projeto está presente em seis regiões do Brasil.

Com informações da Comdecom

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios