DestaqueNotícias

Inscrições para famílias que desejam acolher crianças e jovens são abertas em Porto Velho

Serviço "Família Acolhedora" é coordenado pela Semfaz. Capital é a segunda cidade de Rondônia a implantar o atendimento.

Até o dia 15 de março, seguem abertas as inscrições às famílias que desejam acolher crianças e adolescentes que estão em situação de vulnerabilidade social em Porto Velho. Os inscritos, quando aprovado o cadastro, farão parte do serviço “Família Acolhedora”, coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf).

De acordo com a coordenação, as famílias interessadas não podem ter intenção de adoção. “Serão pessoas que cuidarão de crianças e jovens, mas por tempo determinado”, explicou uma das responsáveis pela iniciativa.

Segundo ela, Porto Velho é o segundo município de Rondônia a implantar o serviço. “O primeiro foi implantado em Nova Mamoré, no interior do Estado”, complementou.

Para ser aceita no cadastro, ainda conforme a Semasf, a família toda tem que estar envolvida no projeto. “Toda a família receberá treinamento e acompanhamento. Os inscritos devem residir em Porto Velho a pelo menos dois anos. Não ter pendências com a justiça e é imprescindível a participação no curso de capacitação, entre outros requisitos referente ao imóvel familiar”, salientou a pasta.

Os interessados em realizar o cadastramento devem acessar o site do serviço e preencher os dados.

Após avaliação, é concedido ao habilitado da Família Acolhedora o Termo de Guarda e Responsabilidade e o subsídio financeiro de um salário-mínimo mensal, que deve ser revertido em prol da criança e/ou adolescente acolhido durante o período que perdurar o acolhimento.

Tags